4 TED Talks sobre Design que vão mudar a sua maneira de pensar

Seria o celular a nova televisão? Veja os números
14/12/2015
10 dicas para ter um perfil relevante no Pinterest
15/12/2015
Todos

4 TED Talks sobre Design que vão mudar a sua maneira de pensar

Qual a função do Design? Como o Design pode ajudar a pensar diferente? Estes 4 TED talks incríveis vão mudar o seu ponto de vista.

 

Ouvir o que profissionais da área tem a dizer sempre pode agregar ao nosso conhecimento. Uma grande fonte de informação são os TED Talks, palestras curtas realizadas por profissionais de diferentes ramos, vindos do mundo todo. Algumas são muito boas mesmo e fazem a gente refletir sobre diversos assuntos.

E o objetivo deste post é fazer você refletir sobre a importância do Design, sob diferentes pontos de vista, através de algumas palestras. Alguns palestrantes nem designers são, mas seus ensinamentos são preciosos.

1. Tom Wujec: Tem um problema “cabeludo”? Primeiro me diga como você faz torradas

 

Tom Wujec prova que desenhar em um papel “como torradas são feitas” pode ajudar e muito a mudar seu pensamento sobre o funcionamento dos processos. Como assim? Ao pedir para pessoas desenharem o passo a passo de se fazer torradas, Tom analisou os pontos em comum dos diagramas ilustrados e aplicou os princípios em comum para diferentes propósitos, conseguindo provas de que aplicar conceitos do Design pode solucionar problemas complexos. Qualquer semelhança com as etapas aplicadas no Design Thinking não é mera coincidência.

2. Jinsop Lee: Design para os 5 sentidos

 

Muita gente pensa que Design é puramente visual. Mas Design vai além de desenho, é projeto. Pode e deve envolver os outros sentidos, caso isso seja o caminho mais eficaz para a funcionalidade. Isso é o que mostra Jinsop Lee com a sua “teoria dos cinco sentidos”.

3. John Hockenberry: Nós somos todos designers

 

John não é designer, é jornalista. Mas ele cresceu ouvindo os ensinamentos do seu pai, que era designer, sobre o bom e o mau design. O bom design deve ter intenção. Sem intenção uma criação fica vazia, repetida, copiada. Mas a intenção não está só na criação de objetos ou de peças visuais. John compartilha o seu ponto de vista sobre a intenção nas diferentes decisões que podem ser tomadas na vida e como o Design influencia nisso. Todos nós podemos ser designers intencionais.

4. Timothy Prestero: Design para pessoas, não para prêmios

 

Timothy foi premiado com um projeto para a saúde de recém nascidos. Mas tinha um problema: o projeto não foi testado pelo público final. Existe uma grande diferença em criar algo que impressione e algo que funcione. Neste TED, Prestero mostra como um projeto que tem a intenção de mudar a vida de pessoas deve ser realmente pensado. E uma das lições boas deste discurso é que não existem usuários “burros”, e sim produtos burros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *