5 formas de driblar o bloqueio criativo e gerar novas ideias

Adapte-se ao marketing digital
09/09/2015
4 mitos sobre a criatividade
14/09/2015
Todos

5 formas de driblar o bloqueio criativo e gerar novas ideias

O bloqueio criativo acontece com os melhores de nós, acredite.

contem_blog_imgprincipal_set11

O fluxo constante de novas ideias é importante para quem trabalha no meio criativo. Não só seus superiores e clientes vão querer ver novas ideias, mas você mesmo também vai desejar ser inovador e tentar mostrar seu espírito criativo. Porém, como qualquer pessoa com esse espírito te dirá: às vezes isso simplesmente não acontece. Esse bloqueio criativo pode ser “o fim” para aqueles que dependem da criatividade para viver, mas aqui vão algumas dicas para te ajudar a superar isso:

 

1) Mais ideias = ideias melhores

Essa é a primeira da lista por um motivo muito simples: a melhor forma de gerar boas idéias é tê-las ao máximo.

 

“Se você tem 100 ideias e 99 delas são ruins são ruins, você continua sendo um vencedor.”

 

Infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam no mito “Eureka!”, em que uma grande ideia virá simplesmente do nada e que os verdadeiros gênios possuem pensamentos excepcionais o tempo inteiro. Na verdade, os verdadeiros gênios da história trabalharam muito. Eles realmente tiveram muitas ideias, e se você acha que nenhuma delas era sem sentido, você não sabe nada sobre eles.

 

2) Mantenha suas ideias sob controle

Finalmente surgem as boas ideias, ótimo. Mas se você é como a maioria de nós, logo elas desaparecem assim que você se distrai, certo? Isso porque algumas pessoas têm uma memória incrível, e há outras como o restante de nós.

Portanto, anote-as. Agora que os smartphones são onipresentes, não há mais a desculpa de não ter uma caneta e papel à mão. Você pode usar diversos aplicativos como Evernote, Notes ou o Keep. Ou continue utilizando os post-its. Uma das piores coisas é lembrar que tivemos uma idéia incrível, mas não nos lembramos como ela era.

 

3) Observe o mundo ao seu redor

Isso pode parar um pouco óbvio, mas a grande maioria das pessoas está perdendo muito tempo dentro de suas próprias mentes para se inspirar no mundo lá fora. Se você puder tirar seus olhos da tela por cerca de 5 minutos, você estará gerando um número maior de idéias do que se estivesse olhando um documentando em branco no Word por 5 minutos.

 

4) Errar é importante

Há um provérbio japonês que diz: “Se cair sete vezes, levante-se oito”

Todo mundo quer acertar de primeira, mas que é improvável que isso aconteça. Uma razão importante para que as pessoas que não exerçam suas ideias é que elas têm medo de falhar. Falhar é parte do processo. Todos aqueles que são bem sucedidos falharam em algum momento da vida. Aprenda com os erros.

 

5) Experimente coisas novas

Isto deve parecer óbvio, mas, novamente, muitas pessoas vivem todos os dias da mesma forma. Quebre sua rotina. Uma das melhores formas de gerar novas ideias é vivenciar coisas novas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *