Moments: o novo recurso do Twitter

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As redes sociais são conhecidas, entre tantos aspectos, por suas constantes mudanças. O Facebook de hoje é totalmente diferente daquele que usávamos há cinco anos. Mas o que realmente mudou? Algoritmos, estratégias, layout, publicidade e todas as outras alterações que vimos de perto.

Pois é, mas não é só Mark Zuckerberg que enlouquece as pessoas com as mudanças – que nem sempre agradam a todos. CEO e cofundador do Twitter, Jack Dorsey anunciou um novo recurso na rede de microblogging: o Moments. Mas do que se trata a novidade?

Ao que parece, a equipe de desenvolvedores do Twitter perceberam que os usuários gastavam muito tempo rolando a timeline em busca de notícias, assuntos específicos ou conteúdo útil. Então, a ideia chegou: por que não fazer a nossa própria curadoria de notícias?

Todos os dias, uma equipe de jornalistas seleciona os melhores tweets com os assuntos do momento para organizar narrativas em uma timeline. Tudo é dividido por editoria e fica numa seção especial, identificada com um ícone de raio, logo ao lado das notificações.

O Brasil é o segundo país a receber o Moments, disponível desde a última terça-feira, 17, após os Estados Unidos. Antes disso, o Twitter fez algumas pesquisas de público no Brasil para descobrir os perfis dos usuários e definiu as editorias em notícias, entretenimento, esportes e diversão. A rede social está seleciona, em sua maioria, tweets com vídeos ou imagens, já que este é o tipo de conteúdo mais compartilhado.

Algumas regras devem ser respeitadas na curadoria da seção, tais como: não publicar tweets danosos, com palavrões, violência e nudez – a menos que seja estritamente necessário. Além disso, o Twitter deixou claro que não quer nem um pingo de parcialidade quando for retratar assuntos polêmicos, mas sim a visão de várias pessoas.

Publicidade

Em seu blog oficial, o Twitter reforçou que a curadoria do Moments não é responsável por vender anúncios publicitários. Mas como “não existe almoço grátis”, a rede social divulgou que vai incluir publicidade na seção, através dos chamados Promoted Moments. Empresas como Coca-Cola, Nissan, TIM e Johnnie Walker já contrataram o serviço.

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