Não confunda “Promoção” com “Desconto”

Relacionamento, essa é a palavra.
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Não confunda “Promoção” com “Desconto”

Entenda o processo da produção, consumo e o marketing promocional

Em um mercado cada vez mais competitivo, é imprescindível que o varejo farmacêutico identifique oportunidades e tenha um relacionamento estreito com a indústria para embasar suas decisões, e para isso, é necessário que o ciclo de produção-consumo seja bem estruturado.

Enquanto a indústria farmacêutica é responsável pelo lançamento dos produtos e a divulgação dos mesmos através da propaganda, o varejo farmacêutico precisa estar bem informado, acompanhando esses lançamentos para, junto da indústria, adequar as ações de merchandising sugeridas pela indústria de acordo com o perfil e necessidade do seu cliente. A compra efetiva só irá existir se este ciclo estiver bem estruturado e para isso pode-se utilizar diversas técnicas de marketing promocional.

Ao contrário do que é disseminada, promoção não é sinônimo de “liquidação ou desconto”, promoção é o ato de promover e o Marketing Promocional tem como objetivo promover um produto ou determinado serviço e dar seu respectivo valor de percepção no canal de venda. O famoso “desconto” é uma das várias técnicas do Marketing Promocional, mas não deve, em hipótese alguma, ser confundido como se fosse o conceito da ferramenta. Além disso, ao elaborar um Plano de Marketing Promocional deve ser considerado todo o ciclo de produção-consumo, afinal, como sinalizado por Madia (2007, p.247): “A regra de ouro do marketing moderno é conhecer globalmente, pensar nacionalmente e agir localmente”.

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/54399/varejo-farmaceutico-ciclo-de-producao-consumo-e-marketing-promocional

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