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Ao interagir com sua empresa na etapa de compra de um produto ou serviço, o cliente não está nem aí para os dispositivos ou canais que o levaram até você. Muitos até se esquecem de qual canal o levou até aquilo que lhe interessa. Ele apenas pesquisa, pechincha e compra aquilo que lhe interessa da maneira apropriada, seja virtual ou fisicamente.

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Então por qual motivo falam tanto que Online é melhor ou Offline ainda é melhor??? Quanta besteira!

A publicidade brasileira já foi criticada diversas vezes justamente por se concentrar em criar peças de entretenimento que são tão bacanas, tão interativas, tão modernas, que na maioria das vezes esquece o objetivo principal que é “vender o cliente”. E agora estamos aí querendo criar uma rixa entre o físico e o virtual?

O que importa para a publicidade moderna não é qual é mais importante, mas voltar a colocar o cliente no centro das nossas estratégias de planejamento, porque fazendo isso saberemos aproveitar o melhor de cada ferramenta.

Existe uma tendência chamada Multicanal e comunicação integrada. Essa tendência precisa estar latente dentro das agências de propaganda! Não há mais como pensar: agência online ou agência offline. Tudo tem que fazer parte de um mesmo planejamento, pois o comportamento do consumidor moderno também é multicanal.

Se a sua empresa ainda não conseguiu mensurar essa tendência, tome muito cuidado: você pode estar perdendo vendas!

Abaixo vamos citar 1 Perfeito Exemplo de comunicação integrada, que você pode usar como exemplo para sua empresa:

A história de Rubens e o Biscoito Pateta

PASSO 1)

Rubens é um típico consumidor de biscoitos. Até que numa certa noite viu no comercial de TV “um comercial de 30″ do Biscoito Pateta” e achou a propaganda super interessante, bem produzida e engraçada! Bingo!!! Conseguimos criar uma relação entre Rúbens e o Biscoito Pateta! Pronto!!! Agora ele será cliente fiel da nossa marca de biscoitos??? Não!!! Esse seria o sonho de todos os publicitários do Brasil, mas não funciona assim! Nossa marca não está gravada na mente dele. Apenas um primeiro contato foi estabelecido, e esse contato precisa e deve evoluir!

PASSO 2)

No dia seguinte, Rubens está a caminho do escritório e seus olhos são conduzidos a um outdoor com cores, letras e um slogan. Embora Rubens não tenha reconhecido a primeiro momento, sua mente lembrou de algo que já tinha visto. Após alguns segundos, ele se lembrou do Biscoito Pateta. Agora ele já está um pouco mais familiarizado com o produto.

PASSO 3)

Rubens está em seu computador e quando abriu sua página de rede social (Facebook e/ou Instagram) se deparou com um anúncio no Feed de Notícias da maior novidade em biscoitos do Brasil, o Biscoito Pateta! O anúncio continha as mesmas cores, tipografia e slogan que impactaram ele lá no comercial de TV. Rubens clicou e conheceu o HOTSITE do biscoito. Ali, o processo de “eu quero” começou…

PASSO 4)

Após clicar no anúncio e entrar no hotsite do Biscoito Pateta, Rubens não sabe, mas ativou um processo que chamamos de “Remarketing”. Agora, onde quer que ele navegue, clique ou interaja, os anúncios nos mais variados formatos começam a “persegui-lo”. Ele vai ver um vídeo no Youtube, entrar em um blog, dar uma olhada no Facebook ou checar seus e-mails do Gmail: sempre aparecem os bannerlinks!

PASSO 5)

Rubens chega no supermercado e vê na prateleira o Biscoito Pateta e os concorrentes! As cores, as fontes e o slogan estão todos lá, lembrando Rubens de toda experiência que o fabricante dos Biscoitos Pateta investiu para criar um relacionamento com ele. Mesmo o biscoito estando 30 ou 40 centavos mais caro, Rubens acaba optando por ele.

Entendeu através desse exemplo simples o funcionamento da Comunicação Multicanal e Integrada?

Mesmo seu negócio sendo B2B ou com processo de vendas específico, você pode sim investir em Comunicação Multicanal! Conheça mais fazendo contato conosco ou acompanhando nosso blog.

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