Planejamento de Marketing para 2016

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Chegou o ano de 2016 e muitos de nós já está com os cabelos em pé, pensando em como será Planejar vendas e marketing em um ano de crise. O grande desafio para 2016 será atrair e fidelizar clientes e, para ajudar você a superar esse obstáculo, criamos uma lista com 5 passos para o sucesso do seu plano de marketing de 2016:

1- Seja Objetivo quanto a Situação da sua Empresa:

Analise o seu produto ou serviço e seja realista! Faça uma análise sucinta da sua empresa, identifique quais são suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Os pontos fortes e fracos referem-se a características que existem dentro da sua empresa, já oportunidades e ameaças referem-se aos fatores externos.
A partir daí pense em estratégias inteligentes para comunicar seu produto de forma inteligente e que realmente traga a atenção do seu potencial consumidor.

Sugerimos um Software que pode te ajudar a fazer essa análise de objetivos: SWOT

2- Identifique o seu Público-Alvo

O próximo passo é desenvolver um perfil simples que caracterize os seus clientes.
Descreva aspectos como: idade, sexo, composição familiar, salário, onde moram e estilo de vida.

Responda também as perguntas:

  • Meu cliente é conservador ou inovador?
  • Líder ou seguidor?
  • Tímido ou agressivo?
  • Tradicional ou moderno?
  • Introvertido ou extrovertido?
  • Quantas vezes eles compram o que eu ofereço? Em que quantidade?

3- Defina quais são os seus Objetivos de Marketing:

Muitas pessoas fazem marketing por fazer e isso também é um erro! O que quer alcançar com suas estratégias de marketing? Planeje um número! Exemplo: Quero um aumento de 20% de visibilidade no site para uma conversão de 5% a mais de venda no próximo trimestre!

Isso fará com que seu planejamento seja mais efetivo e o seu re-investimento faça com que a empresa cresça constantemente pois você só reinveste quando consegue mensurar o retorno sobre o investimento realizado.

4- Crie uma estratégia inteligente:

Uma boa estratégia de marketing é capaz de gerar novas e qualificadas oportunidades em todas as fases do ciclo de vendas.

Considere todas as possibilidades de ações de Marketing, sempre focando no perfil e comportamento do seu público e seu objetivo. Publicidade tradicional, relações públicas, marketing direto, assessoria, conteúdo, digital. Falar a coisa certa, no momento certo e lugar certo, aumenta sua chance do seu futuro cliente entrar em contato com a sua empresa e adquirir seu produto.

Já parou para pensar quais são as possibilidades de Marketing que  garantirão melhor Retorno sobre o Investimento em 2016?

Lembre-se, uma boa estratégia de marketing deve estar aliada a um bom esforço de equipe de vendas. Os clientes serão atraídos por sua mensagem. Mas eles estão sendo bem atendidos?

5- Tenha um orçamento de Marketing:

Dedique um percentual para seu planejamento de Marketing anual.

Mesmo para quem está começando um negócio, não há dúvidas: o Marketing é absolutamente essencial para o sucesso do seu negócio. E com tantas possibilidades de ações disponíveis, sempre haverá uma estratégia que se encaixe no seu orçamento.

Com as ferramentas on-line e estratégias de Marketing Digital e Ações em Redes Sociais, você consegue mensurar tudo, desde as visualizações, cliques até as conversões em vendas! Isso sem dúvida o motivará a separar um orçamento!

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* Artigo baseado no artigo 5 passos para o sucesso do seu Plano de Marketing de 2016, da Único Agência Digital.

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